Considera-se Estágio Curricular Supervisionado para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural que propiciem ao educador em formação o contato com experiências, práticas e conhecimento de natureza profissional, numa perspectiva interdisciplinar, visando a sua inserção no mercado de trabalho. O Estágio Curricular Supervisionado é de caráter obrigatório e é ofertado através das disciplinas:
Estágio Obrigatório em Ciências Físicas e Biológicas I – 5º Semestre – Carga Horária 100h
Estágio Obrigatório em Ciências Físicas e Biológicas II – 6º Semestre – Carga Horária 100h
Estágio Obrigatório em Biologia I – 7º Semestre – Carga Horária 100h
Estágio Obrigatório em Biologia II – 8º Semestre – Carga Horária 100h
(NOVA) Carta de Apresentação– documento assinado pelo Presidente da Comissão de Estágio que encaminha o acadêmico para o campo de estágio do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas_ escolas públicas das redes de ensino municipais, estaduais e federais.
No dia da apresentação formal à escola, anotar nome completo do Diretor (responsável legal), CNPJ, endereço, telefone, e-mail a fim de formalizar o TCE
Formalização do Termo de Compromisso e estágio (TCE) manual
TEXTO DE REFERÊNCIA PARA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA/DOCUMENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Texto Referência I _ Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa em Ensino [5.2 Análise Documental] _ Paulo Ricardo da Silva Rosa
Texto Referência II _ Um balanço da produção científica em educação ambiental de 2001 a 2009 _ Isabel Cristina de Moura Carvalho E Carmen Roselaine de Oliveira Farias
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA BÁSICA – Estágio em Ciências Físicas e Biológicas I
Texto Referência I _ O professor da Sala de Aula – Cap. 8 do livro “Prática de ensino de Biologia” _ Myriam Krasilchik
Texto Referência II _ O papel do estágio nos cursos de formação de professores – capítulo do livro “A Prática de ensino e o estágio supervisionado” _ Ivani C. A. Fazenda
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA BÁSICA – Estágio em Biologia I
Texto Referência I _ A construção da profissionalidade docente em atividades de estágio curricular: experiências da Ed. Básica – Cap. 3 do livro “Estágios Supervisionados na formação docente” _ Almeida & Pimenta
Texto Referência II_ Estágio supervisionado e possibilidades para uma formação com vínculos colaborativos entre universidade e escola – Cap. 4 do livro “Estágios Supervisionados na formação docente” _ Almeida & Pimenta
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA COMPLEMENTAR
Texto Referência I _ O livro didático de ciência: Problemas e Soluções _ Jorge Megid Neto e Hilário Fracalanza
Sequencia Didática_ Vídeos para assistir e analisar