Coleção Zoológica ZUFMS

Apresentação

A Coleção Zoológica de Referência (ZUFMS) foi instalada no campus de Campo Grande em 1991 (Portaria nº 0084, de 18 de fevereiro de 1991) em decorrência de um projeto intitulado “Levantamento Preliminar da Fauna da Região do Passo do Lontra, Pantanal do Miranda/Abobral, MS”, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do extinto Departamento de Biologia da UFMS. Atualmente, a ZUFMS conta com espécimes provenientes de Mato Grosso do Sul e outros Estados do Brasil, bem como Argentina e Paraguai, e abrange os domínios Pantanal, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica. Está representada por peixes, anfíbios, répteis, mamíferos, crustáceos, aracnídeos, insetos e moluscos, totalizando cerca de 110 mil exemplares.

Serviços

Espécimes provenientes de projetos de pesquisa, consultorias ambientais e/ou outras coleções.

Espécimes disponíveis para empréstimo, doação e permuta para profissionais formalmente vinculados a uma instituição de pesquisa e/ou ensino, com análise prévia do curador.

A consulta dos dados pode ser solicitada ao curador por e-mail ou por meio de visita agendada com antecedência mínima de um mês e de acordo com a disponibilidade da equipe.

Fornecemos informações rápidas sobre o manejo das coleções biológicas: coletas e padronização de dados em campo, métodos de preservação do espécime, tombamento e gerenciamento (baixe apresentação aqui).

Para a liberação de processos de licenciamento ambiental, empresas de consultoria podem solicitar carta de anuência via e-mail , de acordo com a Instrução Normativa Nº 154, de 01 de março de 2007.

Equipe

Horário de Atendimento:

Segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Contato

Coleção ZUFMS
Telefone: (67) 3345-7360
E-mail: zufms.inbio@ufms.br
Endereço: Coleção Zoológica (ZUFMS)/INBIO
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Cidade Universitária, Bairro Universitário, s/n
CEP: 79070-900 Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

APOIO: