O Herbário CGMS da UFMS, situado no Instituto de Biociências, é o maior herbário do Mato Grosso do Sul.
Os exemplares catalogados no CGMS são oriundos do Chaco, formações do Pantanal, Cerrado, Veredas, Florestas Estacionais e Mata Atlântica de Interior, totalizando cerca de 70.000 espécimes, distribuídos entre Angiospermas, Gimnospermas, Samambaias e Licófitas, e Líquens.
O CGMS foi criado em 1989 pelo professor Arnaldo de Oliveira, curador na época. Em 2002 foi registrado no Index Herbariorum.
As exsicatas na coleção estão acondicionadas em armários e organizadas em ordem alfabética de família, gênero e espécie. Entre as famílias botânicas de plantas com flores e frutos (Angiospermas) destacam-se Leguminosae, Poaceae e Asteraceae.
Em 2008 o CGMS recebeu doação das duplicatas do Herbário HMS da Embrapa Gado de Corte, fundado pelos pesquisadores Dra. Vali Joana Pott e Dr. Arnildo Pott, o que resultou no incremento da coleção de plantas oriundas de distintas regiões do Estado. Recentemente também foram incorporadas ao Herbário CGMS a coleção de Líquens provenientes de projetos de pesquisas dos professores Adriano Afonso Spielmann e Luciana da Silva Canêz, tornando-se a coleção do CGMS entre os maiores e mais representativos acervos de líquens no Brasil.
O Herbário CGMS atende a alunos e professores de Graduação, Pós-Graduação da UFMS e de instituições nacionais e estrangeiras. Exemplares provenientes de pesquisas desenvolvidas na Graduação relacionadas às plantas e aos líquens, bem como nos Programas de Pós Graduação da UFMS em Biologia Vegetal, Ecologia e Conservação, Farmácia, Química, Biotecnologia têm exemplares devidamente catalogados no Herbário CGMS.
Atualmente tem sido realizada a digitalização de plantas catalogadas cujas imagens serão disponibilizadas online, com acesso a qualquer pessoa em distintos lugares do mundo, em virtude de parcerias interinstitucionais. Esta ação converge nas ações do Governo Brasileiro em catalogar a Biodiversidade Nacional e disponibilizá-la em plataforma mundial, iniciativa que inclui o Herbário CGMS.
Utilizamos o sistema Jabot para armazenar os dados informatizados e estes ficam disponíveis para consulta on-line. Além disso, disponibilizamos o banco de dados no site speciesLink
Todas os exemplares tombados na coleção do Herbário CGMS estão disponíveis nos sites citados acima.
Horário de Atendimento ao público (DEVIDO ÀS RESTRIÇÕES NO COMBATE A COVID-19 OS HORÁRIOS PODEM SOFRER ALTERAÇÕES):
Segunda à Sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00
Telefone: (67) 3345-7808
E-mail: herbariocgms.inbio@ufms.br
![]() |
Herbário CGMS Casa da Ciência/UFMS |
Endereço: |
Herbário CGMS
Instituto de Biociências
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Avenida Costa e Silva s/n, Bairro Universitário
CEP: 79070-900 Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil
|
A revista O Biólogo, do Conselho Regional de Biologia, entrevistou os pesquisadores Arnildo Pott e Vali Pott para a seção “Grandes Biólogos”. Você confere a materia na edição 57, de […]
Lívia Santana e Matheus Silva, alunos do curso de Ciências Biológicas da UFMS, foram contemplados em abril de 2021, com duas bolsas de apoio técnico do CNPq, através do projeto […]