Professor do INBIO é eleito Early Career Fellow da Sociedade Americana de Ecologia

Postado por: Gomes

É com muita satisfação que divulgamos que o professor Diogo Borges Provete, do setor de Ecologia do Instituto de Biociências, foi eleito Early Career Fellow da Sociedade Americana de Ecologia, neste ano de 2024.

O programa de Early Career Fellows (Membro em início de carreira) da Sociedade Americana de Ecologia (ESA, na sigla em inglês) homenageia ecólogo(a)s que se destacaram ao longo da sua carreira e que tenham até 8 anos de doutorado completos. Apenas 10 pessoas são eleitas por ano e o processo de eleição começa com uma nomeação por outros três colegas membros da ESA, que então é julgada por um comitê dedicado.

Cabe destacar que esta é a primeira vez que um ecólogo latino-americano, que trabalha na América Latina, é eleito.

Segundo o próprio professor Diogo, “essa homenagem é bastante importante e certamente valoriza a ciência ecológica produzida na América Latina como um todo, além de dar visibilidade internacional à UFMS e ao INBIO. A ESA é a maior sociedade de Ecologia do mundo, com mais de 8 mil associados, fundada em 1916. Tenho estado envolvido com a sociedade desde 2019, tendo ocupado cargos de presidente do capítulo para América Latina e Caribe e mais recentemente como presidente do Conselho da ESA, tendo sido eleito para um mandato de 3 anos, além de ser editor associado de periódicos publicados por esta sociedade. Irei receber o prêmio numa cerimônia em agosto, no congresso anual da ESA em Long Beach, Califórnia.”

Os nossos parabéns ao professor Diogo por tão importante conquista!