Histórico

O Instituto de Biociências (INBIO) foi criado como Unidade da Administração Setorial no ano de 2017, como resultado da extinção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), na qual também foram criadas a Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (FACFAN) e o Instituto Integrado de Saúde (INISA). A reestruturação do CCBS foi elaborada por uma Comissão composta por representantes de todos os setores do CCBS (Coordenadores dos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Residência, representantes dos Técnicos-Administrativos, Unidades Técnicas, Coordenações Administrativas e de Gestão Acadêmica, Secretaria Acadêmica e representante das Áreas Básicas) instituída pelas Instruções de Serviço 9/2017 e 15/2017.

A comissão de reorganização do CCBS iniciou suas atividades baseada em um projeto anterior, do ano de 2013, o qual previa o desmembramento do CCBS em três Unidades Setoriais. Os trabalhos da Comissão foram respaldados pelas resoluções: Resolução COUN 47/2011, 3/2017 e Resolução CD 9/2017, as quais regulamentam e definem orientações referentes à elaboração de Unidades da Administração Setorial da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Após diversas reuniões da comissão ficou acordada a Divisão do CCBS em três Unidades da Administração Setorial: INBIO, INISA e FACFAN (Resoluções COUN: 21/2017, 22/20107 e 23/2017).

O INBIO oferece três cursos de Graduação: Ciências Biológicas – Bacharelado, Ciências Biológicas – Licenciatura e Ciências Biológicas – Licenciatura EAD; e quatro cursos de Pós-Graduação: Biologia Animal (mestrado), Biologia Vegetal (mestrado), Bioquímica e Biologia Molecular (mestrado e doutorado) e Ecologia e Conservação (mestrado e doutorado).

O corpo docente do INBIO é composto por 84 docentes, dos quais todos possuem titulação de Doutor, sendo 82 contratados em regime de Dedicação Exclusiva. Os docentes do INBIO além de ofertarem disciplinas para os cursos de Graduação e Pós-Graduação da unidade, também ofertam disciplinas para outras Unidades da Administração Setorial da UFMS, como FACFAN, FAMED, FAMEZ, FAODO, INISA entre outras.