Mudanças na Solicitação de Animais – Formulário de Previsão de Utilização de Animais

Postado por: Thomaz Ricardo Favreto Sinani

 

Solicitação de Animais Usuários Interno (UFMS)

Semestralmente, o Biotério Central-UT/Inbio solicita para toda a Comunidade Científica Interna da UFMS, o preenchimento de um Formulário para programação de animais (camundongos, ratos, gerbil, hamster, e gambá de laboratório) que serão utilizados ao longo do semestre. A programação sempre deverá ser enviada em tempo hábil, conforme consta do Manual de Normas Biotério, para que possamos realizar o dimensionamento das colônias, conforme a performance reprodutiva de cada linhagem.

Cronograma com os prazos de entrega dos formulários de programação:

Janeiro, Fevereiro e Março – Animais que serão utilizados no 2º semestre do ano corrente.

Julho, Agosto e Setembro – Animais que serão utilizados no 1º semestre do próximo ano.

Observação: Este cronograma será seguido rigorosamente para excelência no atendimento da Comunidade Científica Interna da UFMS.

O novo formulário de Previsão de Utilização de Animais (com a Programação) ficará disponível, definitivamente, no Home Page do Biotério Central-UT/Inbio (www.inbio.ufms.br – Unidades Técnicas – Biotério – Menu Formulários).

Os usuários que não puderem cumprir os prazos serão atendidos de acordo com a disponibilidade deste Biotério Central-UT/Inbio.

Para maiores informações:

Telefone (67) 3345-3540.

Com o formulário de Previsão, deverá ser entregue a cópia do Certificado CEUA, que consta vigência do projeto, espécie/linhagem, número de animais, peso/idade, e sexo (ATENTAR PARA A VIGÊNCIA DO PROJETO).

Todos os alunos envolvidos no Projeto que irão utilizar o Setor de Experimentação do Biotériodeverão realizar Treinamento, condição necessária para o manejo dos animais, devendo, portanto, agendá-lo junto à Secretaria do Biotério antes da retirada dos animais, bem como entregar todo o material de consumo para a execução do Projeto no Setor de Experimentação, uma semana antes da retirada dos animais do Setor de Criação.

Informamos ainda que, as Salas de Experimentação possuem condições ambientais padronizadas (ciclo claro/escuro, e temperatura e umidade) para todos os experimentos ali conduzidos. Assim, aqueles experimentos que necessitarem condições especiais, os pesquisadores deverão buscar espaços alternativos para condução do seu Projeto.

Outrossim, os experimentos com períodos de duração muito longo (acima de 05 meses), passarão por análise, quanto a possibilidade de utilização do Setor de Experimentação em razão da grande demanda de projetos. Portanto, todos os pesquisadores devem informar no Formulário de Previsão de Utilização de Animais, o período de utilização do Setor de Experimentação para que o Biotério analise e se manifeste quanto a possibilidade de utilização; bem como, atentar quanto ao término da utilização prevista deste Setor, avisando, através de Comunicado Interno com um prazo de 30 dias antes do seu vencimento, quanto a sua prorrogação, devido as demandas de projetos que estão no aguardo para ocuparem o espaço.

IMPORTANTE: Pesquisadores devem fazer considerar que a solicitação dos animais deve ser a última etapa do planejamento de sua atividade, e deve ser conduzida quando todas as condições para utilização dos animais estiverem estabelecidas, principalmente em relação aos insumos necessários à realização do projeto, inclusive treinamento de todos alunos envolvidos no projeto, que deverá ser agendado junto a Secretaria do Biotério. Alunos que não tenham vínculo institucional, deverá o seu orientador providenciar Instrumento de Cooperação entre as IFES envolvidas, conforme o que consta COTA AGU cópia disponível no menu legislação.

Compartilhe:
Veja também