Inbio conquista prêmio de melhor trabalho na área de Ciências Biológicas do Integra

Postado por: Gomes

O trabalho “O Cordel como proposta pedagógica no ensino de Ciências” – realizado pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura/Inbio,  Eduardo Cerqueira e Silva, Lauane C. L. Vilhalva, Lívia R. Coxev e Juan C. Godoy Guimarães -, conquistou o primeiro lugar na grande área de conhecimento “Ciências Biológicas” do Integra 2022, evento encerrado no último dia 28 em nossa Universidade.

A proposta premiada se baseia nas premissas de que “poemas são obras literárias que levam o leitor a múltiplas interpretações, resgatando a compreensão individual do mundo. O cordel se presta a este propósito, por ser uma narrativa em versos, permitindo a mediação do processo de ensino e aprendizagem como proposta pedagógica quando o conteúdo poético se apropria de conceitos científicos. Sendo assim, a releitura do cordel ‘Reparando melhor, a natureza, de algum modo, respira poesia’ (Souza, 2012), que retrata princípios da Biologia nas suas 15 estrofes, com ênfase nos ciclos biogeoquímicos, pode ampliar conceitos pela interação, resgatando o conhecimento dos alunos acerca do tema.”

Participaram como orientadores os doutores Fernanda Zandonadi Ramos e Paulo Robson de Souza, professores do Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Ciências (LIPE) do Inbio, no contexto do projeto de Extensão “Propostas teórico-metodológicas para o ensino de Ciências com ênfase em material de divulgação científica autoral” (Proece/UFMS).

O vídeo oficial de apresentação do trabalho no Integra pode ser acessado aqui:

https://drive.google.com/file/d/1Yq4PnkEhejhRyWI5SaubfzlHBqSnxuk2