III Colóquio Café com Chagas

Postado por: Amós Frota Queiroz

Nos dias 10 e 11 de abril aconteceu o III Colóquio Café com Chagas, evento organizado pelo Grupo de Pesquisa de Ensaios Biológicos com Trypanosoma cruzi (GTcruzi), do Laboratório de Imunologia, Biologia Molecular e Bioensaios (LabImunoBio), do INBIO/UFMS. Em alusão ao “Dia Mundial da Doença de Chagas”, que é celebrado no dia 14 de abril, o colóquio tem o intuito de visibilizar, conscientizar e combater a doença de Chagas (DC).

No primeiro dia do evento, ocorreu o minicurso “Técnicas e Ensaios com Trypanosoma cruzi”, destinado a alunos da graduação e pós-graduação, com o objetivo de expor temas relacionados à análise de viabilidade celular do parasito T. cruzi, assim como alguns bioensaios utilizados pelo próprio grupo de pesquisa GTcruzi.

No segundo dia do evento, ocorreram palestras que contemplaram temas como o diagnóstico e o tratamento dos pacientes acometidos pela doença de Chagas, o cenário epidemiológico da doença no estado de Mato Grosso do Sul, a presença de possíveis vetores no ambiente rural em Campo Grande – MS, a aplicação de novas tecnologias para o diagnóstico dessa enfermidade silenciosa, e por fim, o uso das redes sociais para divulgação científica.

Este ano, o evento contou com a seguinte novidade: “Cafezinho com Chagas”. Tratou-se de uma oficina infantil destinada a crianças de 6 a 11 anos, com contação de histórias e atividades lúdicas, buscando apresentar a enfermidade de forma leve, divertida e educativa.

O encerramento do evento foi marcado também por uma apresentação cultural do Projeto Águia (@projetoaguiacg e @gestocerto), ONG que oferece aulas gratuitas de música para crianças e adolescentes de Campo Grande/MS com o objetivo de levar a música como forma de aprendizagem, crescimento e oportunidade à população de baixa renda.

O evento como um todo contou com a participação de alunos de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e servidores da UFMS, UEMS, UCDB, Uniderp, Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul (SES-MS), Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-MS), FIOCRUZ, entre outras Instituições.

O III Colóquio Café com Chagas foi coordenado pela Profª Drª Alda Maria Teixeira Ferreira, e contou com o auxílio de seus alunos de graduação, pós-graduação e membros do grupo GTcruzi e do LabImunoBio.  Para mais informações, acompanhe o Instagram do LabImunoBio (@labimunobio_ufms).

Texto: Lislainy da Silva Santos e Carlos Miguel Simões