II Colóquio – Café com Chagas UFMS

Postado por: Alda Maria Teixeira Ferreira Ferreira

Desde 2020, é celebrado o “Dia Mundial da Doença de Chagas” no dia 14 de abril, com intuito de visibilizar, conscientizar e combater a Doença de Chagas, que é uma Doença Tropical Negligenciada. O Grupo de Pesquisa de Ensaios Biológicos com Trypanosoma cruzi (GTcruzi) vinculado ao Laboratório de Imunologia, Biologia Molecular e Bioensaios (LabImunoBio) do Instituto de Biociências (INBIO) da UFMS teve a iniciativa de celebrar esse dia, criando o Colóquio Café com Chagas, este ano em sua segunda edição.

O II Colóquio Café com Chagas aconteceu nos dias 11 e 12 de abril de 2024, com uma programação variada. No primeiro dia houve a realização de minicursos práticos e teóricos, organizados e ministrados por membros do GTcruzi, abordando temas relacionados à análise de viabilidade celular de parasitos, ensaios biológicos aplicados à pesquisa e reposicionamento de fármacos para o enfrentamento de Doenças Negligenciadas, além do minicurso sobre identificação de triatomíneos, ministrado pela mestranda do Laboratório de Parasitologia Humana-INBIO Camila Barbosa e por João Nascimento, ambos servidores da Secretaria de Estado de Saude-MS. No segundo dia do evento foram realizadas palestras, roda de conversa com temas voltados à doença de Chagas no Mato Grosso do Sul, diagnóstico da doença de Chagas e a utilização de análise in silico como ferramenta de combate de Doenças Negligenciadas. As palestras foram ministradas pela Dra. Gláucia Marcon, pela Me. Elisangela Freitas Mendonça, pela farmacêutica Solange Latrônico Domingos e pelo Dr. Felipe Oliveira Nunes. Além da apresentação dos grupos de pesquisa locais que trabalham com a temática.

O evento foi marcado também por uma apresentação cultural do Projeto Águia, ONG que oferece aulas gratuitas de música para crianças e adolescentes de Campo Grande/MS com o objetivo de levar a música como forma de aprendizagem, crescimento e oportunidade à população de baixa renda. Para melhor conhecer o Projeto Águia, acompanhe pela rede social do Instagram @projetoaguiacg e @gestocerto.

O evento contou com a participação de alunos de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e servidores da UFMS, UCDB, Uniderp, Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul (SES-MS), Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-MS) entre outras instituições.

O II Colóquio Café com Chagas foi idealizado pela Profª Drª Alda Maria Teixeira Ferreira, coordenadora do Grupo de Pesquisa de Ensaios Biológicos com Trypanosoma cruzi (GTcruzi) e organizado por seus alunos de graduação, pós-graduação e membros do LabImunoBio.  Para mais informações, acompanhe o Instagram do LabImunoBio (@labimunobio_ufms).

Texto produzido por: Lislainy da Silva Santos, Luiz Felipe Almeida Eckert e Carlos Miguel de Freitas Simões.