A Coleção Zoológica ZUFMS disponibiliza dados online de seu acervo
É com grande satisfação que neste ano de 2017, completando 25 anos de fundação, a Coleção Zoológica de Referência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ZUFMS) inicia a disponibilização total de seu acervo, em parceria com o Centro de Referência em Informação Ambiental – CRIA por meio do sistema distribuído de informação speciesLink.
Esta parceria atende aos objetivos de integrar a informação primária sobre biodiversidade disponíveis em museus, herbários e coleções microbiológicas, etc., tornando-a disponível, de forma livre e aberta na Internet.
A Coleção ZUFMS abriga hoje cerca de 105 mil espécimes (acantocéfalos, artrópodes, moluscos, nematóides, platelmintos e vertebrados e fósseis) provenientes de projetos de pesquisa e expedições ocorridas desde a década de 1980 em Mato Grosso do Sul e outros Estados (Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Ceará, Paraná, Tocantins, Amazonas, etc.) e do exterior (Portugal, Índia, Guiana Francesa e Caribe). A informatização e recuperação do acervo foi retomada em 2010 e desde então conta com empenho de docentes, técnicos, acadêmicos e projetos de pesquisa relacionados para seu crescimento.
A inserção dos dados do acervo também está sendo disponibilizada na Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF), por meio do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) que atende a uma recomendação da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), do qual o Brasil é um dos países signatários, e que também propõe a integração e disponibilização de informações sobre biodiversidade.
O direcionamento dos dados das seções da Coleção ZUFMS estão disponíveis no item Acervo online.