Artigo com professor do INBIO é capa de revista de divulgação científica para crianças

Postado por: Thomaz Ricardo Favreto Sinani
O artigo Minúsculas e fantásticas… fantasmas!, sobre uma das formigas mais comuns em residências de praticamente todo o mundo, é  capa da maior revista de divulgação científica para crianças do Brasil, a Ciência Hoje das Crianças (CHC). Escrito  pelo professor Paulo Robson de Souza (Laboratório Interdisciplinar de Prática de Ensino/Inbio/UFMS), em parceria com o Dr. Rogério Silvestre (Laboratório de Ecologia de Hymenoptera da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da UFGD) e o Dr.  Jacques H. C. Delabie (Laboratório de Mirmecologia, Programa de Pós Graduação em Zoologia da Universidade Estadual de Santa Cruz, PPZOO/UESC), o trabalho é parte das atividades de divulgação e ensino de ciências previstas em seu projeto de estágio pós-doutoral no PPZOO/UESC, sob supervisão do Dr. Delabie.
Na versão on-line da CHC n. 320 foram disponibilizados cinco vídeos, concebidos especialmente para as crianças que não têm essa formiga em casa. Todos contêm  imagens originais autoexplicativas, sem falas e com pouquíssimas legendas, para  instigar a criançada a tirar suas próprias conclusões sobre quatro atividades práticas propostas no artigo.
Segundo Cathia Abreu,  subeditora da Ciência Hoje das Crianças, “apresentar  o minúsculo e curioso mundo das formigas foi gratificante. A pesquisa sobre as formigas-fantasma, animais quase invisíveis que habitam nossos lares, ganhou destaque na CHC. Um assunto que as crianças vão adorar conhecer e explorar!”.  A jornalista conclui: “O suporte de imagens e experimentos desenvolvidos pelos autores deram  toque especial ao material publicado. Elementos interativos que enriquecem e tornam o artigo ainda mais envolvente”.
Para acessar esse material gratuitamente,  clique aqui.

Tapinoma melanocephalum (Foto: Paulo Robson de Souza)

Operárias de Tapinoma melanocephalum expostas a suco natural e com corantes artificiais (Foto: Paulo Robson de Souza)