Artigo de opinião sobre queimadas no Pantanal é publicado em revista conceituada

Postado por: Thomaz Ricardo Favreto Sinani

Hoje, foi publicado na conceituada revista Nature, o artigo de opinião intitulado “Rescue Brazil’s burning Pantanal wetlands”, liderado por pesquisadores do LASA-UFRJ em colaboração com o Instituto Dom Luiz-ULisboa e o Laboratório Ecologia da Intervenção-UFMS.
O artigo propôs discutir as causas e impactos do grande desastre ambiental causado pelo fogo em 2020 na maior área úmida tropical do mundo, o Pantanal, localizada nos estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul na fronteira da Bolívia com o Paraguai. O artigo aborda ainda as medidas necessárias para evitar novas catástrofes.
Desde julho, o Brasil pôde acompanhar, diariamente pelos canais de mídia, a evolução do drama no bioma, que também ganhou destaque internacional. Quatro milhões de hectares do Pantanal, aproximadamente um terço de seu território, foram atingidos pelo fogo durante este ano. A quase totalidade das áreas protegidas e terras indígenas foi devastada pelas chamas.
Os prejuízos vão além da flora, fauna, rios, solo e atmosfera; envolvem impactos sociais e econômicos, agravados pelo atual momento de pandemia da Covid-19.
Com eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes, autores propõem a união de governantes e pesquisadores para o desenvolvimento de um plano de prevenção e gerenciamento de incêndios florestais. Um planeta em aquecimento e em rápida mudança exige uma nova abordagem proativa para combater os incêndios florestais.
Para ler a matéria completa, acesse: https://www.nature.com/articles/d41586-020-03464-1

 

(Texto informado pelos autores)

Compartilhe:
Veja também