Professora do INBIO/UFMS participa de Encontro de Curadores de Herbários em Recife

Postado por: LIDIANE CECILIA PEREIRA

O Herbário CGMS do Instituto de Biociências – INBIO da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foi representado pela professora Luciana Canêz, curadora do herbário, na reunião geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT-HVFF). O evento reuniu curadores de mais de 130 herbários brasileiros de instituições públicas e privadas para avaliar os resultados obtidos até aqui e discutir os próximos passos para registrar a diversidade da flora e da funga no Brasil, além de incentivar a integração entre os curadores.

Foto: Luciana Canêz

Luciana Canêz – Herbário CGMS Leonor Costa Maia – Comitê INCT-HVFF

Luciana Canêz está à frente do Herbário CGMS desde 2021 e é membro do Comitê Gestor da Flora e Funga do Brasil. Ela destaca que este foi um momento de troca importante para debater ideias com curadores de grandes e pequenas coleções onde todos contribuem somando esforços quando o assunto é promover avanços no conhecimento das plantas e fungos do Brasil. Na oportunidade houve também debates temáticos como a promoção de divulgação cientifica nos herbários, melhorias na infraestrutura das coleções e a adesão e manutenção dos dados nas plataformas digitais, por exemplo.
O evento também fortaleceu a cooperação científica e acadêmica, propondo novas estratégias para o desenvolvimento e a manutenção dos herbários, essenciais para o estudo e conservação da flora e dos fungos do Brasil e do mundo e dar suporte na tomada de decisões de politicas públicas de conservação da biodiversidade no país.

Foto: Arquivo pessoal

Augusto Giaretta de Oliveira – Herbário DDMS, Luciana da Silva Canêz – Herbário CGMS e Maria Ana Farinaccio – Herbário COR